Sistema respiratório humano e suas funções

Sistema Respiratório

Cada área do nosso corpo trabalha em conjunto para o funcionamento correto de toda a estrutura, e o sistema respiratório tem um papel importante nesse trabalho. É ele quem fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, além de auxiliar as células no metabolismo, atuando junto com o sistema circulatório, e envolve-se com a vocalização.

Compõem o sistema respiratório os seguintes órgãos: pulmões, fossas nasais, boca, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, diafragma e alvéolos pulmonares. Tendo como função básica a respiração, esse sistema é responsável pelas trocas gasosas com o meio, em um processo que ocorre pela inspiração,onde a contração muscular do diafragma e dos músculos intercostais faz com que entre ar nos pulmões, e da expiração ocorrida pelo relaxamento muscular do diafragma e dos músculos intercostais, que permitem a saída de ar.

Os problemas de respiração levam pouco oxigênio às células, aumentando a quantidade de radicais livres de dentro, o que acaba aumentando a aceleração do envelhecimento celular, e até mesmo o aparecimento de câncer. Uma respiração bem realizada tem o efeito contrário, trazendo vários benefícios e capacitando a retardação do envelhecimento.

Os órgãos envolvidos no sistema respiratório e suas funções:

- Nariz: muito importante na troca gasosa, tem a finalidade de captar o ar, filtrá-lo, umedecê-lo e aquecê-lo, essencial para evitar a inspiração de bactérias e pequenas partículas.

- Laringe: onde encontram-se as cordas vocais, e entre eles há uma abertura chamada glote, por onde entra o ar, que provoca uma vibração nas cordas e resulta num som.

- Traquéia: com uma bifurcação que origina os brônquios, esse órgão conta com o epitélio, formado por células ciliadas e células secretoras, que servem para remover as partículas de microorganismos que entram no ar inalado.

- Pulmão: os brônquios da traquéia entram nos pulmões através do hilo, e ramificam-se várias vezes, dando origem aos bronquíolos, que por sua vez também ramificam-se e no lóbulo pulmonar, formando os bronquíolos terminais que originam os bronquíolos respiratórios.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 4.4/5 (19 votes votos)
Sistema respiratório humano e suas funções, 4.4 out of 5 based on 19 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *