Sistema Digestório Humano e suas Funções

O sistema digestivo de um humano estende-se até o orifício final do intestino grosso. Os órgãos do sistema digestório têm a função de fazer a ingestão e a nutrição de tudo o que ingerimos, absorvendo todos os nutrientes e também de eliminar partículas que nosso organismo não utiliza, como a celulose. A digestão ocorre quando o alimento passa por modificações físicas e químicas ao longo do processo, iniciando na boca. O nosso trato digestivo é constituído por oito partes do corpo; boca, garganta, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e orifício final do intestino grosso.

Sistema Digestório

O sistema digestório humano tem a função de receber os alimentos, fazer a digestão, absorver os nutrientes para o interior da corrente sanguínea e de eliminar as partes não digeríveis dos alimentos do organismo.

Boca

A nossa língua tem um importante papel que auxilia na diminuição e diluição dos alimentos, permitindo a captura de sabores, estimulando a produção de saliva. Os sais que contém na saliva neutralizam a possível acidez do alimento.

Faringe – esôfago

Após a mastigação o alimento passa pela faringe onde é direcionado para o esôfago que em seguida é direcionado para o estômago. Além dessa função, este processo mecânico tem a função de mistura-lo aos sucos digestivos.

Estômago

O estômago possui o suco gástrico que é rico em ácido clorídrico, pepsina, lípase e renina que é responsável por fragmentar e desnaturar proteínas dos alimentos que ingerimos. Atua também sobre alguns lipídios, favorecendo a absorção de cálcio e ferro, além da função de matar bactérias.

Intestino delgado

É nele que ocorre a maior parte da digestão e absorção dos alimentos ingeridos. É iniciado todo o processo pelo duodeno, jejuno e íleo, com a ajuda do suco intestinal, onde proteínas se transformam em aminoácidos. A digestão é encerrada pela a ação do suco intestinal, transformando o alimento com o aspecto aquoso, esbranquiçado, chamado de quilo.

Intestino grosso

O quilo é encaminhado para o intestino grosso que é dividido em apêndice, cólon e reto. Esses têm a função de absorver água e sais minerais, vai para a parte que não foi digerida do quilo para o reto, assim são eliminados pelas fezes. As bactérias da flora intestinal produzem vitaminas, como as K e B12.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 4.0/5 (115 votes votos)
Sistema Digestório Humano e suas Funções, 4.0 out of 5 based on 115 ratings
5 Comments
  1. yasmin ferreira
  2. mariaa eduarda
  3. camila
  4. Débora vitória

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *