Significados dos símbolos do natal

Símbolos do Natal

O Natal é um momento de reuniões e confraternizações. É tempo de montar a árvore de Natal, e começar os preparativos para a decoração. Mas você já parou para pensar no real significado dos símbolos de natal? O por quê da árvore, das velas de natal e de todos os outros símbolos desta data especial? Pois então veja alguns símbolos e seus respectivos significados.

Árvore de Natal: A árvore simboliza a vida, é uma tradição antiga e não está ligada a somente uma religião. Os egípcios costumavam trazer galhos verdes para casa, para simbolizar a vitória da vida sobre a morte. O costume de decorar a árvore surgiu na Alemanha, onde as famílias tinham o costume de decorar as árvores com frutas e papel colorido. Este costume se espalhou por toda a Europa, e chegou aos Estados Unidos com a colonização dos alemães. Desde então se tornou um costume mundial.

Bolas de Natal: As bolas simbolizam os frutos da árvore da vida.

Papai Noel: Ele foi inspirado no bispo Nicolau, que viveu no século IV. Nicolau ajudava de forma anônima quem estava passando por dificuldades, colocando na chaminé das casas destas pessoas, sacos com moedas de ouro. A figura de Papai Noel que conhecemos hoje, foi obra de um cartunista chamado Thomas Nast, e foi publicada na revista Harper’s Weeklys, em 1881.

Presentes: O ato de dar presentes no Natal tem várias origens. Uma delas simboliza os reis magos que presentearam Jesus em seu nascimento. A outra é o hábito que São Nicolau tinha de presentear as pessoas na época de natal.

Velas: As velas simbolizam a força da luz sobre as trevas. Por milhões de anos a vela foi usada como fonte de luz e calor, trazendo assim segurança.

Presépio: Simboliza o nascimento do menino Jesus, o costume de montar presépios no natal começou com São Francisco de Assis, que pediu que fosse criado o primeiro presépio, para simbolizar o nascimento de Jesus, que é o verdadeiro motivo do natal.

Estrela de Natal: Simboliza a estrela-guia que levou os três Reis Magos até o local onde Jesus nasceu.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 0.0/5 (0 votes votos)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *