Semana da Arte Moderna: Resumo

semana-da-arte-moderna-resumo

Confira o resumo da Semana da Arte Moderna que foi um marco para a literatura brasileira. Com o objetivo de debater sobre as características dos brasileiros, conhecer mais sobre a cultura de nosso país e as direções das artes, artistas e intelectuais fizeram nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna.

Este evento foi muito importante para marcar o movimento modernista no Brasil, durante esses dias, ocorreram apresentações de poesia, música e palestras sobre a modernidade. E também reuniu várias pessoas que representavam outras áreas da sociedade daquela época, como: políticos, educadores, empresários e trabalhadores.

A Semana da Arte Moderna trouxe para superfície assuntos sobre como seria o futuro do Brasil e levantaram algumas sugestões de reforma da Constituição de 1891 e até mesmo das pessoas.

Naquela época, a Europa estava em lugar de vanguarda e, a população brasileira recebeu uma influência desse estilo e assim, deu-se início a novas sugestões sobre as características artísticas do país.

O evento iniciou com uma palestra do escritor Graça Aranha, que abordou o tema “A emoção estética da arte moderna”, mas ainda ocorreram participações de outros escritores e artistas em geral, como por exemplo: Mário de Andrade, Oswald Andrade, Menotti Del Picchia, Luís Aranha, Sérgio Buarque de Holanda, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vitor Brecheret, Wilhelm Haerberg e Heitor Villa-Lobos.

Eles enfrentaram vaias e críticas ruins, mas esse foi um importante salto para a modernidade do Brasil. O movimento modernista não se resume somente na Semana da Arte Moderna, mas, foram nestes dias que as ideais sobre novos costumes foram dissipadas pelo país.

Além disso, o evento divulgou o desconhecimento das pessoas de um maior nível culto em relação à realidade do país e criticou seriamente a diferença social. Mas, esses assuntos estão em discussão até hoje.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 5.0/5 (1 vote votos)
Semana da Arte Moderna: Resumo , 5.0 out of 5 based on 1 rating

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *