Saiba Como Escrever um Artigo de Opinião

como-fazer-artigo-opiniao

Artigo de opinião é uma importante ferramenta utilizada por muitas pessoas para expressarem suas opiniões. Mas para saber escrever um texto de qualidade e convencer seus leitores, aprenda algumas dicas básicas de como escrever um artigo de opinião.

O artigo de opinião tem por finalidade influenciar e convencer o leitor quanto a forma de pensar do autor do artigo. Por isso, é muito importante que o escritor conheça muito bem sobre o tema que irá abordar, para que seus argumentos sejam consistentes. Então, antes de iniciar a produção de seu artigo, leia outras diferentes opiniões sobre o mesmo tema e informe-se sobre ele, anotando tudo o que for relevante e que poderá ajudar a fundamentar seu texto.

Lembre-se sempre do público para o qual você irá designar seu artigo de opinião e escreva de acordo com o perfil de seus leitores, em uma linguagem formal, mas com palavras que todos possam entender o significado.

Desenvolva seus argumentos de forma consistente, tenha em mente a ideia que deseja transmitir e utilize as palavras adequadas, por exemplo, se você for escrever a favor de um produto para cabelos, defina por que ele é bom, escreva argumentos sobre seus benefícios, sua composição e preço, os efeitos nos cabelos, etc. E, siga estes passos para qualquer outro assunto que for abordar.

Artigo de opinião – estrutura

- Introdução: Apresentação das ideias e dos assuntos que serão abordados no texto.

- Desenvolvimento: Onde se expõem os argumentos a favor de sua opinião.

- Conclusão: Pode ser definida ou então se pode fazer uma reflexão, fazendo com que os leitores cheguem as suas próprias conclusões.

Dicas

- Lembre-se sempre das pessoas que irão ler o seu artigo de opinião.

- Cada ideia necessita ser repetida duas ou mais vezes.

- Releia e se preciso, reescreva seu artigo mais de uma vez.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 2.8/5 (8 votes votos)
Saiba Como Escrever um Artigo de Opinião , 2.8 out of 5 based on 8 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *