Roacutan: Benefícios e riscos do medicamento

O medicamento Roacutan é indicado para tratar formas graves de acne e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores. Seu princípio ativo é a isotretinoína que é um derivado da vitamina A. O tratamento é muito indicado pelos médicos por sua ação eficaz, principalmente na redução da oleosidade e produção de sebo, que controla as bactérias que causam a acne. Mas assim como qualquer medicamento, o uso do Roacutan tem seus benefícios e riscos.

Benefícios e Riscos do Roacutan

Benefícios e riscos do Roacutan

O medicamento Roacutan para tratar casos graves de acnes, deve ser obrigatoriamente prescrito por médicos dermatologistas, já que se trata de um remédio que pode provocar problemas sérios e muitos efeitos colaterais. Em alguns casos o tratamento pode durar até 8 meses, sendo considerado muito eficaz.

O Roacutan possui muitos efeitos colaterais, no início do tratamento a acne pode piorar ainda mais e a pessoa pode sentir a boca, nariz, olhos e a pele seca. Os riscos do medicamento são muitos, por isso antes de iniciar o tratamento é preciso pensar bem se realmente vale a pena fazer o tratamento. Dentre os efeitos colaterais do Roacutan estão: desordens do sistema nervoso central e psiquiátricas, secura de pele e mucosas, faringe (rouquidão), prurido, dermatite facial, sudorese, reações alérgicas, fragilidade cutânea, convulsões, e até mesmo depressão.

Ainda não há nenhum estudo que comprova que o medicamento pode causar depressão, mas especialistas estimam que exista uma ligação. Sendo assim, se o paciente iniciar o tratamento com o medicamento e perceber qualquer alteração de humor, deve informar imediatamente o seu médico.

Apesar dos riscos, o medicamento é prescrito por muitos dermatologistas devido a sua eficácia no tratamento da acne. Em algumas pessoas os efeitos colaterais são mínimos ou até mesmo inexistentes, já a melhoria da acne é bastante significativa.

Leia a bula do Roacutan aqui.

Atenção: Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 5.0/5 (1 vote votos)
Roacutan: Benefícios e riscos do medicamento, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *