Queda de cabelo na amamentação e gravidez, o que fazer

Queda de cabelo na gravidez

Muitas mulheres sofrem com a queda de cabelo durante e depois da gestação. A queda ocorre por causa das náuseas, alterações no humor e nos hormônios. O nosso cabelo passa por três fazes, do nascimento de cada fio até a sua queda.

Fase Anágena - É quando o cabelo está na fase de crescimento, durando de dois a sete anos.

Fase Catágena - É quando o cabelo fica de repouso, que pode durar até três semanas.

Fase Telógena - É fase da queda dos fios, os fios caem do folículo, sendo normal a queda de 50 a 100 fios por dia. A raiz fica descansando até quatro meses até que um novo fio cresça.

Os hormônios, principalmente a progesterona fazem com que a maior parte das mulheres goste dos cabelos durante a gravidez, pois eles ficam mais volumosos e mais sedosos. Porém algumas vezes os cabelos podem ficar ressecados e quebradiços. Os hormônios produzidos na gestação fazem com que a fase de crescimento dos cabelos dure mais tempo.

Mas depois do parto, na fase em que a mulher está amamentando, os níveis de hormônios altera mais uma vez, modificando novamente os cabelos. Nesse período os cabelos ficam na fase Telógena (queda) fazendo com que caia mais fios nas mamães do que o normal.

O que fazer?

Se os fios começarem a cair muito não é preciso entrar em pânico. É normal os fios caírem nesse período pós-parto e não há nenhum tratamento específico que possa ser feito. A situação da queda pode melhorar perto da criança fazer um ano. Porém as mulheres que já tem uma pré-disposições para a calvície devem ir ao médico durante e depois da gravidez para não agravar o problema.

Dica

Durante a gravidez não faça nenhum procedimento químico nos cabelos sem orientação médica. Você poderá se prejudicar e também a saúde de seu bebê.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 4.7/5 (3 votes votos)
Queda de cabelo na amamentação e gravidez, o que fazer, 4.7 out of 5 based on 3 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *