Ovário Policístico – O que é, sintomas e tratamento.

ovário -policistico

Todas as mulheres deveriam ir ao médico ginecologista pelo menos uma vez por ano para fazer exames para saber se não tem nenhum problema. Um dos problemas que afeta muitas mulheres é a síndrome do ovário policístico. É estimado que de 5 a 10 % das mulheres em idade reprodutiva apresentam esse problema.

O que é a síndrome do ovário policístico?

Não se trata de uma doença e sim de uma síndrome. Os ovários da mulher são dois órgãos que são responsáveis pela produção de hormônios sexuais femininos e também por acolher os óvulos que a mulher leva desde o ventre materno. Os cistos nos ovários podem ser confundidos com o ovário policístico, mas a diferença pode ser percebida no tamanho e no número de cistos. Só a genética pode explicar esse problema, não se conhece exatamente as suas causas. Essa síndrome atinge principalmente as mulheres de 30 a 40 anos de idade.

Sintomas

-Alterações na menstruação – As menstruações da mulher ficam mais espaçadas, o que acaba vindo apenas poucas vezes durante o ano;

-Aumento dos pelos pelo corpo, com no rosto, abdômen e seios;

-Ganho de peso que depende de cada mulher, a obesidade piora o problema;

-Por consequência da maior produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas as acnes surgem.

-Infertilidade

Tratamento

O tratamento do ovário policístico é sintomático por não se tratar de uma doença crônica, mas apenas de uma síndrome. Adolescente de 15 a 16 anos que são obesas, com muitos pelos e acne necessita emagrecer, pois muitas vezes só a perda de peso pode resolver o problema. Agora se a mulher não for obesa é preciso diminuir a produção de hormônios masculinos. Para diminuir a produção é indicado pílulas anticoncepcionais que também ajudam a diminuir a quantidade de pelos e espinhas reduzindo a produção de sebo e o crescimento de pelos. Já os casos de infertilidade podem ser tratados com o clomifeno, que consiste em um indutor da ovulação. Atualmente também é possível fazer a cauterização laparoscopia.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 4.5/5 (2 votes votos)
Ovário Policístico - O que é, sintomas e tratamento., 4.5 out of 5 based on 2 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *