Os benefícios da farinha de aveia na dieta

A farinha de aveia tem sido uma grande aliada nas dietas de emagrecimento, e ainda proporciona benefícios a saúde. Atualmente muitas pessoas que desejam perder peso rápido inclui na sua dieta a aveia que passa pelo processo de refinação. A aveia em grãos não é a mesma, pois a farinha dela é a película externa que reveste o grão. As propriedades da aveia que ajudam no emagrecimento se concentram no seu exterior, como a fibra solúvel e insolúvel, vitaminas, minerais e enzimas, por isso é melhor ser consumida em farelo.

Farinha de aveia na dieta

Fonte de fibras solúveis, a farinha de aveia na dieta ainda auxilia na diminuição do colesterol, pois age como uma esponja que absorve a gordura, ajudando na redução das taxas de colesterol e ainda na prevenção de doenças cardiovasculares. A farinha de aveia também é rica em proteínas, vitaminas e mineiras, como ferro, cálcio e magnésio. Por ser um alimento rico em fibras, ela ajuda a controlar o peso, já que suas fibras retardam o esvaziamento gástrico e prolongam a sensação de saciedade, afastando a fome.

Veja também: Dúvidas sobre dieta, emagrecimento e alimentação

Benefícios da farinha de aveia

Diminui o colesterol ruim, eliminando-o através das fezes, reduzindo o risco de doenças do coração;
Ajuda a regular o funcionamento do intestino, evitando assim a prisão de ventre;
Proporciona maior saciedade ao provocar a sensação de “estômago cheio”, tornando-a um alimento importante na dieta;
Diminui a absorção do açúcar no sangue, beneficiando os diabéticos e a perda de peso.

Farinha de aveia para emagrecer

O consumo de apenas uma colher de sopa de farinha de aveia, absorve até 25 vezes o seu volume em água, proporcionando sensação de saciedade, diminuindo assim a fome e ajudando no emagrecimento. Essa prolongação da saciedade ajuda na redução de outros alimentos por mais tempo. Além disso, ela impede que parte da gordura e açúcares que ingerimos com a comida, sejam assimilados no organismo.

Como consumir

A farinha de aveia pode ser consumida de várias maneiras, pode ser adicionada em massas, bolos, panquecas, etc. Outra forma de consumi-la é adicionando-a em frutas, cereais, sopas, saladas, etc. Para potencializar os benefícios da farinha de aveia na dieta e também evitar problemas digestivos, é preciso consumir muita água, no mínimo 2 litros por dia.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 5.0/5 (1 vote votos)
Os benefícios da farinha de aveia na dieta, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *