Futebol: Regras e Fundamentos Principais

O Futebol é o esporte mais popular do mundo e o preferido dos brasileiros. Hoje praticado na maioria dos países, o esporte surgiu na Inglaterra, mas o mundo conheceu o verdadeiro futebol com a ajuda do Brasil. Há muito tempo que os brasileiros são apaixonados pelo futebol, mas também não poderia ser diferente, já que fazemos parte do único país penta campeão.

futebol-regras-principais

O futebol é jogado entre dois times, cada um com 11 jogadores e um árbitro para aplicar as normas conforme as regras do jogo. Jogado num campo retangular de gramado, com uma baliza em cada lado do campo, o objetivo do jogo é deslocar a bola através do campo até chegar a baliza adversária para fazer o gol. A equipe vencedora é aquela que marca mais gols até o último minuto da partida.

Fundamentos principais

Passe – O passe serve para o jogador passar a bola quando está fora de sua posição original, ou acha que o adversário irá tomá-la.

Chutes – Os chutes são realizados para fazer o passe de bola com o objetivo de fazer gol.

Cabeceio – O jogador pode cabecear a bola em diversos momentos da partida, em cruzamentos, desvios de bola, dribles, e até passe de cabeça.

Cruzamento – O cruzamento pode ser feito quando o jogador está em um local onde não consegue chutar ao gol, e então vê outro jogador de sua equipe e passa a bola para ele fazer o gol.

Drible – Essa jogada é feita para passar o adversário em momentos de marcação ou em qualquer momento que o jogador precisar sair de uma barreira adversária.

Regras básicas

futebol-fundamentos

- Regra 1: O campo do jogo deve ser retangular e o comprimento da linha lateral deve ser superior ao comprimento da linha de meta. O comprimento mínimo do campo é de 90 m e máximo 120 m e a largura, mínima 45 m e máxima 90 m.

- Regra 2: A bola deve ser esférica de couro ou outro material adequado, com uma circunferência não superior a 70 m e não inferior a 68 cm. A bola deve pesar de 410 g a 450 g.

- Regra 3: A partida é jogada por duas equipes compostas por até 11 jogadores cada uma, dos quais um será o goleiro. A partida não pode acontecer se uma das equipes não tiver no mínimo 7 jogadores.

- Regra 4: Para a segurança dos jogadores, não é permitido utilizar nenhum equipamento e nem levar nenhum objeto que seja perigoso. É obrigatório o uso de um jérsei ou camiseta, calções, meias, caneleiras e calçados.

- Regra 5: Toda partida deve ser controlada por um árbitro que tem a autoridade de cumprir as regras do jogo durante a partida.

Veja tambémMuseu do futebol: horário de funcionamento e endereço

- Regra 6: Toda partida deve ter dois árbitros assistentes para ajudar igualmente o árbitro a dirigir o jogo conforme as regras.

- Regra 7: A partida deve durar dois tempos iguais de 45 minutos cada um, mas pode ser mudado somente com um acordo entre o árbitro e os dois times, que deve ser alterado antes do início da partida e em conformidade com o regulamento do jogo.

- Regra 8: Para iniciar a partida deverá ser lançada uma moeda para saber qual equipe decidirá a direção para qual atacará no primeiro tempo. Já a outra equipe deverá fazer o tiro inicial para começar a partida.

- Regra 9: A bola estará fora de jogo quanto tiver ultrapassado uma linha de lateral ou de meta ou se o jogo for interrompido pelo árbitro.

- Regra 10: O gol marcado é valido quando a bola ultrapassa totalmente a linha de meta entre os postes e por baixo do travessão, e quando a equipe que marcou o gol não tenha cometido nenhuma irregularidade.

Para ver as regras completas do futebol acesse o seguinte endereço eletrônico. Nesse site você encontra todas as regras do futebol explicadas detalhadamente.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 3.5/5 (28 votes votos)
Futebol: Regras e Fundamentos Principais, 3.5 out of 5 based on 28 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *