Faculdade de Astronomia, curiosidades e mercado de trabalho

Astronomia

A astronomia no Brasil está crescendo muito. Em 2009, nosso país foi sede da Assembléia Geral da União Astronômica Internacional, que reuniu cerca de 2500 astrônomos do mundo todo no Brasil, e foi a primeira vez que o país sediou um grande evento nessa área. Outro fato inédito envolvendo astronomia foi a criação de uma comissão especial para elaborar planos de investimentos públicos na área de astronomia, no Ministério da Ciência e Tecnologia.

A profissão do astrônomo é envolta de vários mitos. Um deles é a visão romântica que muitos têm dessa área. Atualmente, as imagens captadas no telescópio são transmitidas para um computador, e é lá onde o astrônomo passa a maior parte do seu tempo. O motivo para isso é que existem muitos astrônomos para poucos telescópios no mundo, portanto, a imagem captada por esses objetos são compartilhadas. Outro fato é que existem poucos astrônomos para muitos dados a serem analisados com atenção. Outro indício de que a profissão é promissora.

Para dominar a profissão, o profissional astrônomo deve saber muito sobre física e matemática, que são indispensáveis nessa área. É preciso ter muita intimidade com essas matérias, se não o caminho será muito difícil para quem pretende seguir na área. Uma curiosidade, e que pode animar muitos a fazer astronomia, é que melhores astrônomos vão ser aqueles que souberem usar bem os programas do computador. O contato do astrônomo com o processamento de imagens é cada vez maior, e a habilidade exigida para isso é muito parecida com a mesma habilidade exigida para jogar videogames.

No Brasil, atualmente, pouquíssimas universidades oferecem o curso de Astronomia, é o caso da Universidade de São Paulo, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que conta com o curso de graduação e bacharelado. Mas, além disso, uma boa opção é o curso de graduação em física das Faculdades Integradas Espírita de Curitiba.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 5.0/5 (6 votes votos)
Faculdade de Astronomia, curiosidades e mercado de trabalho, 5.0 out of 5 based on 6 ratings
5 Comments
  1. Camila Muzzo
  2. Guilherme Góes
  3. ana beatriz
    • julia
  4. Andréia

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *