Exercícios físicos para gestantes – Dicas

exercicios-para-gestantes

O período da gestação é caracterizado pelas inúmeras mudanças que ocorrem na vida de muitas mulheres. E, praticar exercícios físicos na gravidez auxiliam as grávidas a melhor se adaptarem às novas condições biopsicossociais. Por isso, aprenda algumas dicas de atividades físicas indicadas para gestantes.

Os exercícios físicos na gravidez trazem vários benefícios às futuras mães. Eles facilitam o trabalho de parto, mantem o corpo em forma, evitam possíveis dores lombares, os terríveis culotes, flacidez e melhoram a circulação sanguínea. Mas, antes de se realizar qualquer tipo de atividade física, as mulheres grávidas necessitam procurar as orientações de um médico.

Exercícios físicos indicados para gestantes

exercicios-para-gestantes-alongamento

Alongamento: Eles melhoram o controle da respiração e fazem com que os músculos fiquem relaxados. O único cuidado a ser tomado é que não se podem fazer movimentos bruscos, sendo necessário realizar os alongamentos de forma suave.

exercicios-para-gestantes-caminhada

Caminhada e bike: Esta atividade facilita o momento do parto, pois, melhora a disposição cardiorrespiratória e ajuda o acerte da criança na bacia da mulher. Quanto as bikes, prefira as fixas, pois as bicicletas podem causar quedas.

exercicios-para-gestantes-musculacao

Ginástica ou musculação: Esta prática melhora a capacidade de resistência dos músculos e também, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular. Vale lembrar que esses exercícios não podem ser realizados com cargas muito pesadas.

exercicios-para-gestantes-hidroginastica

Hidroginástica: Este é o tipo de exercício físico mais adequado para todas as gestantes, pois, reduz as dores nas pernas e os inchaços que podem aparecer nas mãos e nos pés. Assim, ela ajuda no relaxamento dos músculos, mas, é necessário optar por aulas específicas para grávidas.

exercicios-para-gestantes-natacao

Natação: Também é uma prática que aumenta a resistência muscular, mas existem algumas restrições, sendo necessário recorrer à orientação de um professor.

exercicios-para-gestantes-yoga

Ioga e Pilates: São boas opções de exercícios desde que sejam adaptados especialmente para as gestantes, pois, podem causar algum tipo de lesão no joelho quando feitas de forma errada.

Veja também o vídeo – Exercícios para gestantes fazer em casa

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 0.0/5 (0 votes votos)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *