Esclerose Múltipla, quais são os sintomas e tratamento

Esclerose Múltipla

A Esclerose múltipla é uma doença que afeta o cérebro e cordão espinhal de uma pessoa. É uma doença crônica que pode causar diferentes sintomas, podendo também causar problemas de mobilidade e incapacidade em casos mais graves da doença. A Esclerose múltipla afeta os neurônios, atacando também o sistema imunológico da pessoa ao sistema nervoso, assim sendo caracterizada como uma doença autoimune.

Sintomas da Esclerose múltipla

Os sintomas da doença se manifestam de acordo com os pontos do sistema nervoso que são afetados, se manifestando normalmente em períodos de ataque e remissões progressivas. A pessoa pode apresentar sintomas agudos que podem durar de dias a semanas e depois somem podendo deixar sequelas ou não. Os sinais podem permanecer assintomáticos até um segundo ataque, que também desaparece. Quando os ataques começam a se acumular, eles vão ficando mais agressivos e as sequelas vão aumentando de um modo que o doente vai ficando com o tempo pior ao final de cada exacerbação.

Sintomas mais comuns

  • Neurite óptica: Pode surgir como uma dor ocular aguda e unilateral, ligada aos movimentos dos olhos junto de graus variáveis de perda visual, também podendo ocorrer visão dupla ou borrada.
  • Sintomas sensoriais: A pessoa pode apresentar sintomas de formigamentos e dormências, mais comuns nos membros, surgindo em um lado do corpo de cada vez.
  • Fenômeno de Lhermitte: Uma sensação de choque elétrico, que passa pela espinha vertebral causado por movimentos do pescoço e da cabeça.
  • Pode também ocorrer tremores, diminuição da força muscular, paralisia dos membros, tonturas e vertigens.
  • Outro sintoma muito comum é não ter capacidade de controlar a bexiga e os intestinos.

Tratamento

Infelizmente ainda não existe cura para a esclerose múltipla, pois é uma doença de origem imunológica. O seu tratamento é feito com imunossupressores e imunomoduladores, como Corticóides, Ciclofosfamida, Metotrexate, Interferon, Cladribine, Mitoxantrona, Plasmaferese, que são os mais usados.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 5.0/5 (2 votes votos)
Esclerose Múltipla, quais são os sintomas e tratamento , 5.0 out of 5 based on 2 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *