Dieta Paleolítica – Cardápio, Como fazer

A dieta Paleolítica está fazendo muito sucesso com as celebridades de Hollywood, entre elas Megan Fox e Jessica Biel, e aos poucos conquistando as mulheres brasileiras. Ficou curiosa para conhecer essa dieta? Veja o cardápio e como fazer a dieta Paleolítica.

Dieta Paleolítica

Como sugere o nome, a dieta Paleolítica é baseada nos hábitos alimentares dos homens primitivos, que não tinham cozinhas nem supermercados e se alimentavam da caça e coleta, ou seja, tinham uma alimentação bastante diferente da que temos hoje. A proposta da dieta é como se fosse uma pirâmide alimentar baseada no consumo de proteínas magras, carboidratos de verduras, açúcares de frutas e gorduras de peixes e oleaginosas.

Assim como muitas dietas, a dieta paleolítica também tem suas desvantagens. A principal delas é a proibição de leite e seus derivados, além de grãos, carboidratos simples e até tubérculos como a batata, que tem alto índice glicêmico. Entretanto, a justificativa de vetar esses alimentos da dieta é de que ao detectar algo desconhecido, o organismo trabalha para combatê-lo, mas o excesso de resíduos causa distúrbios, inflamações e até mesmo doenças.

Uma das vantagens da dieta Paleolítica é que é possível conseguir o cálcio de forma saudável sem consumir leite e derivados, os especialistas da dieta Paleolítica, indicam alimentos frescos e verde-escuros, como espinafre, brócolis e couve, por exemplo. Acrescentando esses tipos de alimentos na dieta, é possível absorver cálcio de forma genuína, sem prejudicar a saúde.

Piramide alimentar paleolítica

Como fazer a dieta – Cardápio

O que pode ser consumido: Todos os tipos de carnes e peixes, mas desde que sejam menos processadas possível; ovos, marisco, sementes de oleaginosas; legumes folhosos e frutos,  frutos silvestres e morangos.

O que não pode ser consumido: açúcar e todos os alimentos adoçados; leite e alimentos lácteos; cereais e todos os tipos de alimentos produzidos com cereais; batata ou batata doce; leguminosas, como feijão, soja e lentilhas.

Cardápio da dieta paleolítica

Outras regras da dieta ‘Paleo’:

- Não consuma nenhum tipo de alimento industrializado e nem açúcar refinado;

- Consuma bastante peixe, pois a gordura deles é essencial para a absorção dos nutrientes e para o bom funcionamento do intestino;

- Beba muita água e tome todos os dias um copo de água com duas pitadas de sal e um limão espremido;

O cardápio da dieta Paleolítica deve ser rico em carne, peixe, frutas, verduras, oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas e castanhas) e ovos.

Vale lembrar que antes de começar qualquer dieta que restringe alguns tipos de alimentos, é preciso buscar a orientação de um nutricionista.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 0.0/5 (0 votes votos)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *