Descubra a importância do exame Papanicolau

Papanicolau

Existem alguns exames que são essenciais para descobrir alguma doença. Um deles é o exame Papanicolau que é fundamental para as mulheres, para detectar várias doenças, principalmente o câncer de colo de útero que atinge cerca de 18 mil mulheres por ano.

O que é o Papanicolau?

Ele é um exame ginecológico muito importante que deve ser feito por todas as mulheres para detectar algumas doenças e infecções. O exame ganhou esse nome em homenagem ao médico George Papanicolau que o criou no ano de 1940.

Apesar da importância do exame para a saúde da mulher, menos da metade das mulheres brasileiras se submeteram a esse exame ginecológico. O Papanicolau também ajuda na prevenção do HPV e outras infecções vaginais, o que o torna ainda mais importante.

Qual a importância do exame Papanicolau?

O exame é muito importante porque ajuda a prevenir o câncer do colo do útero que consiste em um tumor muito agressivo que causa a morte de muitas mulheres, anualmente. Com o exame é possível detectá-lo antes que seja tarde, ajudando no tratamento e recuperação.

Ele também detecta a presença do vírus HPV, que é responsável por lesões que podem até se tornar tumores malignos. Além disso, o exame pode detectar lesões pré-cancerígenas, que podem aumentar e se tornar câncer do colo do útero.

O Papanicolau também é eficiente para detectar infecções vaginais, por bactérias e fungos, assim podendo tratá-las rapidamente. Além disso, algumas vezes o exame pode informar como estão os hormônios da mulher, como a progesterona e o estrogênio.

Quando é necessário fazer o exame?

Mesmo que a mulher não possua uma vida sexual ativa, devem fazer o exame em período fértil. Já as mulheres que começaram a vida sexual muito cedo, devem realizar o exame o mais rápido possível.

O exame Papanicolau deve ser feito cerca de dez dias após a menstruação. E para evitar que ocorram erros no resultado, alguns cuidados devem ser tomados para não contaminar o material que irá ser coletado pelo médico. Por isso antes de fazer o exame, evite ter relações sexuais até dois dias antes, não faça duchas íntimas nesse período e evite o uso de remédios e cremes vaginais.

O exame Papanicolau deve ser realizado anualmente para prevenção de doenças. É muito importante que todas as mulheres realizem esse exame para cuidar de sua saúde.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 0.0/5 (0 votes votos)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *