Creatina – O que é, efeitos colaterais e como tomar

creatina

Você sabe o que é creatina? Os aminoácidos arginina, glicina e metionina sintetizam a creatina no fígado e no pâncreas. Esta substância pode ser encontrada em pequenas quantidades, em alimentos como a carne vermelha e no peixe. O organismo também é responsável por parte da produção de creatina, cerca de 2 gramas ao dia, pois, assim ele produz energia.

Os músculos do corpo humano possuem aproximadamente 70% de água e, a creatina é o elemento que auxilia os músculos a reterem a água, dessa forma, eles ficam mais volumosos, além disso, esse processo ajuda na síntese de proteína. No corpo, a creatina pode ser encontrada em grande parte na musculatura esquelética, mas também faz parte de músculos cardíacos, o cérebro, a retina e espermatozoides. Confira abaixo, os efeitos colaterais da queratina e como tomar.

Efeitos colaterais da Creatina

A creatina pode causar alguns efeitos colaterais, tais como: náusea, diarreia, incômodos na região do estômago e tontura. Além disso, ainda não se sabe os efeitos que a creatina pode causar em longo prazo, mas ela é uma substância que aumenta o funcionamento dos rins e fígado, portanto, é necessário um acompanhamento de um médico especialista.

Como tomar Creatina

A creatina deve ser tomada em etapas para que o organismo possa transparecer melhor os seus resultados. As etapas que envolvem o ciclo de creatina são: fase de saturação, fase de manutenção e fase de descanso.

Fase de Saturação – Esta é a fase em que o corpo irá absorver a creatina. Assim, 20 g de creatina são tomados todos os dias por uma semana, em doses de 5 g após o café da manhã, 5 g antes do treino, 5 g após o treino, 5 g 1 hora após a última refeição do dia. É válido lembrar que esta fase não é obrigatória, e também, antes de fazer o uso de qualquer substância consulte um médico.

Fase de Manutenção – Nesta fase, o organismo deve consumir de 3 a 7 semanas 5 g de creatina todos os dias após o treino.

Fase de Descanso – Nesta fase o corpo deverá descansar e para isso, será necessário reduzir a quantidade de creatina acumulada. Assim, a pessoa não deverá tomar creatina entre 4 a 8 semanas para que o seu nível diminua.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 4.3/5 (3 votes votos)
Creatina - O que é, efeitos colaterais e como tomar , 4.3 out of 5 based on 3 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *