Conheça os suplementos alimentares proibidos pela Anvisa

suplementos-alimentares-proibidos-pela-anvisa

Quem inclui na sua dieta algum tipo de suplemento alimentar, deve ficar atento a última notícia divulgada nos principais meios de comunicação: A Anvisa proibiu a venda de suplementos alimentares que contém na fórmula o estimulante DMAA. Entre os diversos tipos de suplementos, alguns estão na lista negra divulgada pelo órgão. Na lista divulgada esta semana estão um dos suplementos mais famosos, o Jack3D, o Oxy Elite Pro e o Lipo-6 Black.

Os três suplementos proibidos possuem uma substância que provoca consequências imprevisíveis, a dimetilamilamina. De acordo com a Anvisa, a sustância pode ser muito perigosa. Apesar do nome complicado e até estranho, a dimetilamilamina está presente em suplementos muito utilizados por quem pratica algum tipo de exercício físico, já que a substância é um estimulante usado para ajudar no emagrecimento, no rendimento atlético e até mesmo como droga.

Por meio de nota, a Anvisa alertou que o consumo de suplementos alimentares pode causar sérios problemas a saúde. Muitos deles são comercializados no país sem autorização, e sem terem passado por nenhum tipo de análise de segurança. O órgão também alertou a população sobre os agravos a saúde que os suplementos podem causar como efeitos tóxicos, principalmente no fígado, disfunções metabólicas, problemas cardiovasculares, alterações no sistema nervoso e, em alguns casos, até a morte.

Os perigos dos suplementos alimentares

Especialistas no assunto também alertaram a população sobre o uso de suplementos alimentares, inclusive no Jornal Bom dia Brasil da Rede Globo. De acordo com a Dra. Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a dimetilamilamina aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e ainda há relatos na literatura de hemorragia cerebral pelo uso da sustância estimulante.

Além de proibir a importação e a venda de alguns suplementos alimentares, a Anvisa também alertou as pessoas que estão sempre na busca do corpo perfeito ou da qualidade de vida sobre o cuidado com as promessas milagrosas. É preciso ter consciência que não existe nenhum produto milagroso que ajuda a perder peso ou ganhar massa muscular com rapidez e segurança. Portanto antes de comprar algum tipo de suplemento alimentar é fundamental a orientação de um médico.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 3.0/5 (15 votes votos)
Conheça os suplementos alimentares proibidos pela Anvisa, 3.0 out of 5 based on 15 ratings
2 Comments
  1. edison
  2. NORMALUCIA

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *