Como educar um filho pré-adolescente – Dicas

como-educar-filhos-pre-adolescentes

A pré-adolescência é uma fase da vida de todas as pessoas entre os 08 e 12 anos. É nesta fase em que as meninas começam a ficar mais vaidosas e os meninos a não querer mais receber carinho dos pais em público, e também a não gostarem mais de serem chamados de criança. Esta mudança deve ser acompanhada pelos pais da maneira certa, por isso, aprenda algumas dicas de como educar pré-adolescentes.

Como educar filhos pré-adolescentes

Esta é uma fase que marca a mudança de comportamento e novas descobertas para os seus filhos, portanto, os pais precisam ter paciência para lidar com eles nesta nova etapa da vida. Confira algumas dicas que irão te auxiliar nesse momento:

Respeite o espaço do filho: Saiba das coisas que ele gosta e não gosta, e respeite as mudanças, pois é natural;

Converse olho no olho: Sempre que tiver uma oportunidade, converse olho no olho com seu filho, mas espere o momento mais adequado para isso. Os locais em que você irá ter mais sucesso para dialogar são em passeios que vocês estiverem realizando juntos. Faça algo que o aproxime de você e que o faça querer se abrir e conversar.

Mude a forma de tratamento: Ao atingir a pré-adolescência, seu filho não irá mais querer ser tratado como criança, por isso, para evitar possíveis desentendimentos entre pais e filhos, converse com ele de maneira mais adulta.

Compreenda-o: Você irá notar mudanças no comportamento dele de uma hora para outra, por isso, mantenha-se tranquila e respeite cada um desses momentos.

Ensine-o a perder o medo de dizer não: Seu filho está formando sua personalidade, e você pode ajudá-lo a virar uma pessoa firme e segura, ensinando-o a dizer não nas horas certas. Diga a ele que, ao invés de aceitar tudo e ser encarado como uma pessoa sem opinião, é melhor dizer não e manter-se firme em suas decisões.

Não faça cobranças logo pela manhã: Alguns adolescentes podem acordar com aparente mau humor, devido aos pesadelos causados pelas alterações hormonais. Por isso, é aconselhável que você respeite esse momento e não faça cobranças logo pela manhã.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 5.0/5 (2 votes votos)
Como educar um filho pré-adolescente - Dicas , 5.0 out of 5 based on 2 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *