Como combinar as cores na decoração dos ambientes de sua casa

sala decorada

Como combinar as cores na decoração dos ambientes de sua casa

Na hora de fazer a decoração dos cômodos da sua casa surge a dúvida de qual cor combina mais com cada ambiente, mas nem sempre é uma tarefa fácil escolher os tons ideais. Antes de tomar qualquer decisão é necessário considerar os gostos pessoais, o tipo de ambiente que deseja criar e ainda pensar sobre o significado de cada cor para assim decidir os tons que serão usados na decoração. O maior desafio na hora de decorar a sua casa é fazer a combinação das cores com os ambientes, por isso confira as nossas dicas!

Decorar

As cores e combinações de ambientes

O vermelho

Esta cor forte e vibrante não combina com qualquer ambiente, por isso é preciso prestar mais atenção na hora de decidir. É mais indicado para a sala de jantar, além disso, em ambientes externos pode transmitir sofisticação ou vulgaridade, dependendo do tipo de arquitetura e do uso da edificação.

O rosa

O rosa mais claro e suave é mais indicado para as casas de campo e casas pequenas. Enquanto os tons mais escuros de rosa podem ser usados para criar efeitos na decoração de quartos e salas.

O laranja

Os tons de laranja são o ponto de equilíbrio entre o vermelho e o amarelo. É mais usado para decorar a parte externa da casa e a sala de estar.

O amarelo

É uma cor intensa mais recomendada para sala de jogos, banheiro e quartos escuros. Entretanto é preciso tomar cuidado quando for usar o amarelo, já que ele reflete qualquer cor dominante presente na fonte de luz.

O verde

Os tons de verde absorvem mais luz e seu aspecto pode variar conforme a iluminação do ambiente. É mais recomendado para ambientes formais, como corredores e quartos além de ser muito utilizada para complementar a decoração do ambiente com objetos de madeira em tons pastéis ou tons escuros. Também é indicado para as áreas externas.

decoração casa azul

Azul

Os tons claros de azul são relacionados com o infinito e espiritualidade, proporcionando calma e leveza ao ambiente. Já o azul escuro é mais recomendado para portas e locais mais formais. Quando combinado com o branco, o azul cria harmonia no ambiente.

Roxo

Os tons claros de roxo formam uma perfeita harmonia com o branco não tendo restrições ao uso dessa combinação na decoração. O roxo combinado com o branco é mais indicado para áreas internas. Evite combinações escuras de roxo.

Marrom

Os tons de marrom combinam com várias cores e ambientes, na havendo restrições.

decoração de ambientes

Efeitos das cores na decoração de ambientes

Como alterar a altura de um ambiente?

É possível mudar a medida do chão até o teto através da escolha correta das cores. Quem deseja aumentar a altura do ambiente deve escolher as cores claras ou escurecer levemente até chegar ao chão, e o teto deve ter o tom mais claro que as paredes. Já quem deseja diminuir a altura, deve pintar o teto com a mesma cor das paredes ou com um tom mais escuro que as paredes.

Como alterar o tamanho de um ambiente?

Quem deseja ampliar um ambiente deve investir na cor pastel ou brilhante nas paredes e no teto. Já quem deseja diminuir o ambiente é recomendado pintar duas paredes defrontadas, com um tom mais escuro a ser utilizado nas outras paredes, ou então usar uma cor mais escura que tem o efeito de fechar o espaço.

Como suavizar ambientes irregulares?

Um ambiente incomum, como em L, por exemplo, a cor e acabamento podem continuar na esquina ou pode ser utilizado um acabamento que dê um maior contraste.

decorar ambientes em casa

Combinando as cores com os ambientes

Dedique um tempo a mais para escolher a combinação de cores de cada ambiente de sua casa. Você pode conseguir uma combinação perfeita a partir de uma cor pouco atrativa aparentemente, o importante é usar a criatividade, sensibilidade e o bom senso.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 4.8/5 (5 votes votos)
Como combinar as cores na decoração dos ambientes de sua casa, 4.8 out of 5 based on 5 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *