Climatério Menopausa – O que é, Sintomas e Tratamento

Climatério Menopausa

A menopausa ocorre quando a mulher para de menstruar. Já o climatério é quando acontece a passagem do período fértil da mulher para o não reprodutivo, por causa da diminuição dos hormônios sexuais gerados pelos ovários. Quando a mulher estiver por volta dos 40 anos irá ocorrer a diminuição dos níveis hormonais. A menopausa ocorre nas mulheres por volta dos 50 anos, algumas mulheres apresentam mais sinais e sintomas do que outras, porém todas chegam à menopausa.

Quais são os sintomas?

  • A mulher sente ondas de calor, que causam vermelhidão no rosto e tronco, e sensação intensa de calor no corpo acompanhado de transpiração. Esses sintomas aparecem a qualquer momento e muitas vezes são muito desagradáveis podendo até interferir no dia a dia da mulher.
  • Pela falta de estrogênio pode ocorrer à atrofia do epitélio vaginal, o que torna o tecido frágil podendo até sangrar. A atrofia diminui a elasticidade e as secreções da vagina, ocorrendo desconforto durante a relação sexual. E ainda, pode ocorrer modificações na flora vaginal e perda involuntária de urina (síndrome uretral).
  • Pode ocorrer alterações no humor, ansiedade, depressão, irritabilidade, fadiga, insônia, perda de memória, diminuição do desejo sexual, aumento do risco cardiovascular e osteoporose.

Qual é o tratamento?

Os sintomas podem ser tratados com orientação médica, com terapia de reposição hormonal, administração de hormônios em comprimidos por via oral, cremes vaginais para secura vaginal entre outros.

Consulte sempre um médico ginecologista, para saber como está sua saúde íntima, assim você evita vários problemas e doenças.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 0.0/5 (0 votes votos)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *