Cio de gato: Saiba quais são os sintomas e quanto tempo dura

Hoje em dia muitas pessoas têm gatos em casa, e esse número vem crescendo cada vez mais, pelo fato de que os gatos dão menos trabalho que os cães ou mesmo por preferência. Apesar disso, os gatos também necessitam de cuidados especiais, principalmente as femeas que passam por mudanças drásticas quando entram no cio. Se você tem uma gata em casa, confira neste artigo como saber se sua gata está no cio, para ficar atento aos sintomas para tomar as providências corretas.

Cio de gato

Sintomas

Quando uma gata entra no cio, o seu miado também muda, já que é uma forma dela chamar a atenção dos gatos e de avisar que está em seu período fértil. Além dessa mudança, elas mudam de postura, ficam inquietas, mais ativas, e ainda podem se esfregar em móveis como cadeiras e até mesmo nas pernas das pessoas.

Gatas que tem acesso as ruas, saem para chamar a atenção dos gatos demonstrando que ela está disponível para ter relações, e quando voltam para casa, já estão mais calmas e quietas. Por esse motivo a maioria dos donos não percebe que a sua gata está no cio.

Quanto tempo dura?

Durante esse período, as gatas podem incomodar bastante os donos, principalmente se o animal não cruzar, podendo repetir o cio uma vez por mês. Quando uma gata está no cio, não adianta prendê-la em casa, mas alguns veterinários podem recomendar alguns calmantes para minimizar esses sintomas. A única maneira de evitar o cio do animal é fazer a castração, principalmente se você deseja evitar crias.

As gatas podem ser castradas a partir de um ano de idade, logo após a primeira menarca. Para realizar o procedimento é preciso procurar um veterinário para realizar a castração com sucesso. A castração de animais varia de acordo com a cidade e veterinário, podendo variar de R$ 180,00 a R$ 250,00.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 3.8/5 (9 votes votos)
Cio de gato: Saiba quais são os sintomas e quanto tempo dura, 3.8 out of 5 based on 9 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *