Câncer de peritônio – O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

Muitas pessoas nunca tinham ouvido falar do câncer de peritônio, até a notícia da morte da madrinha da televisão brasileira, Hebe Camargo. Essa patologia que atinge peritônio, que é o tecido responsável por revestir a face interna de todo o abdômen e seus órgãos, está sendo muito comentada nos últimos dias. Saiba mais sobre o câncer no peritônio, como sintomas, causas e tratamento.

Cancer de peritonio da hebe camargo

O que é:

O câncer de peritônio é um tipo de tumor que atinge o tecido responsável por revestir toda a parte interna de todo o abdômen e seus órgãos. Quando as alterações celulares ocorrem nele primeiramente, a patologia é classificada como primária (mesotelioma), mas se o câncer veio de um outro órgão ou tecido e só depois chegou ao peritônio é classificado como secundário (carcinomatose peritonial). A doença é considerada como grave e ainda não tem cura e mesmo que o paciente receba o devido tratamento possui grandes chances de recidiva.

Sintomas de câncer de Peritônio

Os sintomas da doença podem ser difíceis de serem detectados, pois os sinais nem sempre são muito claros. Os principais são:

  • Inchaço do abdômen (ascite);
  • Dificuldades na digestão dos alimentos;
  • Dor abdominal;
  • Fraqueza;
  • Febre;
  • Anorexia;
  • Anemia;
  • Perda de sangue vaginal anormal;
  • Diarreia/prisão de ventre;
  • Aumento do desejo de urinar;
  • Aumento ou perda de peso sem causa aparente.
Câncer de peritônio

Causas do câncer no Peritônio

Por se tratar de uma doença rara, ainda não se sabe as causas da doença. Foi esclarecido somente, que pessoas com idade avançada que tenham casos de câncer na família ou que tenham algum tipo de câncer na região abdominal tem mais chances de desenvolver a patologia.

Como é feito o diagnóstico da doença?

O diagnóstico do câncer de peritônio é feito através de exames de sangue, urina e fezes, observação clínica, e os exames de imagem. Quando no exame de imagem de uma pessoa são observados nódulos no peritônio, é necessário fazer uma biópsia para certificar-se da doença.

Tratamento para câncer do Peritônio

O tratamento para o câncer do peritônio é realizado através de quimioterapia, e em alguns casos é necessário fazer a cirurgia para a retirada de parte do tumor. Entretanto não é possível retirar uma grande parte desse tecido, sendo assim os médicos recomendam a quimioterapia que pode ser uma aliada da radioterapia.

Quando o tratamento é feito precocemente as chances de cura são maiores por haver um menor risco de metástases. No entanto, a maioria das pessoas que tem esse tipo de câncer, geralmente descobre a doença já numa fase avançada e o seu estado é grave, tornando o tempo de vida do indivíduo bastante reduzido.

Quando o câncer de peritônio é descoberto numa fase avançada outros órgãos como bexiga e rins correm o risco de serem afetados. Nesse caso, os outros órgãos afetados também poderão ser submetidos a cirurgias.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 0.0/5 (0 votes votos)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *