Balanço patrimonial – Modelos e Conceito

Balanço Patrimonial

Conceito

O balanço patrimonial tem a principal função de fazer a provisão de um quadro preciso da situação financeira de uma empresa que geralmente é feito no período de um ano. Ele deve ser feito de maneira precisa e rigorosa, o balanço patrimonial é essencial para qualquer empresa, por isso deve ser eficiente.

Modelos

-Ativos: São bens, direitos e recursos controlados pela entidade que futuramente podem gerar futuros ganhos econômicos por eventos ocorridos.

-Passivo: Consiste nas origens de recursos dirigidos pelas obrigações financeiras da empresa com o Estado, funcionários e de outras entidades.

-Patrimônio Líquido: Consiste nos recursos próprios da entidade, o seu valor é a diferença positiva entre o valor ativo e passivo.

Subdivisão dos ativos e dos passivos

Para os ativos:

-Ativos atuais: todo valor e recurso que estão aplicados em fontes, como ações, títulos e contas bancárias. Esses recursos podem ser facilmente convertidos em valores no prazo de até 1 ano.

-Ativos fixos: itens que são relativos ao patrimônio fixo, como terrenos, prédios, plantas industriais, veículos, máquinas, equipamentos entre outros.

-Ativos de longo prazo: são fontes abstratas de recursos como direitos autorais, patentes, títulos e ações que a empresa quer ficar por mais de um ano.

Para os passivos:

-Passivos atuais: consiste em contas, notas, taxas, impostos e pequenas atribuições que são pagos mensalmente ou em períodos curtos.

-Passivos a longo prazo: são todos os valores e notas pagáveis em períodos mais longos, como hipotecas, pagamentos de contrato, impostos e outras notas que vencem em período superior a um ano.

Saiba detalhes do balanço patrimonial acessando o site http://www.cpcon.eng.br/gestao-patrimonial/gestao-e-financas/balanco-patrimonial-conceitos-basicos/.

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 5.0/5 (2 votes votos)
Balanço patrimonial - Modelos e Conceito, 5.0 out of 5 based on 2 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *