Agronomia – O que é, Mercado de trabalho e Salário

Agronomia

O que é agronomia?

É a ciência que utiliza técnicas específicas para melhorar a qualidade e a produção em lavouras e produtos agroindustriais. Um agrônomo participa do plantio, da criação de rebanhos para comercializar, do planejamento e acompanhamento do preparo e do cultivo do solo, do combate à praga e doenças, da colheita, do depósito e da distribuição da safra.

E ainda cuida dos animais, cuida do gerenciamento da industrialização, do depósito e da comercialização de alimentos produzidos por ele. Também tem a função de acompanhar o dia a dia da produção no campo, e desempenha funções em escritório, como pesquisar sobre novas tecnologias da área, calcular o estoque, etc.

Mercado de trabalho

O setor de agropecuário está em sua melhor fase na produção de grãos, criando esperanças para os agrônomos, especialmente em empresas de semente e agroquímicos.

O profissional, que atua na produção, no manuseio e na recuperação de pastagens há mais possibilidades de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, nas regiões que tenham um avanço maior em tecnologia agrícola, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. No Centro-Oeste, Norte e Nordeste pode ser que haja mais oportunidades para pesquisas, por causa da expansão agrícola nessas regiões.

O trabalho com hortaliças tem mais destaque no interior de São Paulo. O agrônomo pode recorrer a indústrias de equipamentos e produtos agropecuários, que podem estar a procura para venda e orientação técnica para o produtor rural. E para os interessados em fazer pós-graduação tem boas chances em institutos de pesquisas, para dar aulas em faculdades, em pesquisa de inovação dento de empresas.

Salário inicial de um Engenheiro Agrônomo: R$ 3.060,00 (6 horas trabalhadas por dia, fonte: CREA-SP).

VN:F [1.9.22_1171]

Gostou do Artigo?

Classifique: 4.2/5 (22 votes votos)
Agronomia - O que é, Mercado de trabalho e Salário, 4.2 out of 5 based on 22 ratings

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *